97+ Siglas Que Todo Empreendedor Deveria Saber

97+ Siglas Que Todo Empreendedor Deveria Saber

por Fred Estante

O nosso mundo do empreendedorismo está cheio de siglas estranhas e confusas em várias línguas.

E às vezes isso atrapalha bastante.

Vai me dizer que você nunca participou de uma conversa e daí quando alguém falou uma sigla diferente, você ficou todo perdido?

Não é nada legal ficar de fora da conversa assim.. principalmente no trabalho.

Eu comecei a pensar nisso quando um cliente me perguntou o que era uma sigla que eu falei em uma reunião.

Era uma sigla que eu uso todo dia com o pessoal aqui da empresa.

Mas daí percebi que realmente tem muita gente de fora da nossa “bolha” que não deve saber o que essa sigla quer dizer.

Então eu comecei a prestar atenção..

Durante cinco dias eu anotei todas as siglas que ouvi alguém falar aqui na empresa e nas conversas com nossos clientes.

E fiquei surpreso com o resultado..

Eu tinha anotado 97 siglas na lista!

Aí ficou claro pra mim.

Eu precisava escrever um guia com explicações curtas e objetivas sobre cada uma dessas siglas pra ajudar os meus clientes e a nossa comunidade de empreendedores e vendedores aqui do blog.

Então botei a mão na massa e escrevi pra você esse dicionário completo com explicações rápidas das siglas mais comuns do empreendedorismo.

(E já voltei aqui no post para atualizar três vezes com novas siglas que me pediram, já estamos com 131!)

Tem sigla relacionada a tecnologia, contabilidade, impostos, investimentos, marketing.. e muito mais!

Realmente é uma lista muito completa.

Mas antes de você aprender todas as siglas, já que você também é apaixonado por empreendedorismo que nem eu e a nossa comunidade aqui do blog, eu vou compartilhar uma coisa com você.

É um vídeo que eu fiz com dados oficiais e atualizados que mostra a evolução do número de empresas ativas em cada estado do Brasil!

Show né?!

E se você quiser ver gráficos, mapas e vídeos exclusivos que analisam tudo sobre a evolução do empreendedorismo no Brasil, segue nosso Insta agora!

Tenho certeza que você não vai se arrepender.

Mas voltando aqui.

Como todo dia inventam uma sigla nova, se você quiser saber mais sobre qualquer sigla é só deixar um comentário aqui no fim do post que eu te respondo e adiciono na lista!

Pra navegar o post mais fácil e achar qualquer sigla rapidinho eu criei um Sumário, pra ativar é só clicar aqui ou no botãozinho de lista ali no canto superior esquerdo.

Mas eu recomendo que você olhe a lista inteira para descobrir várias siglas novas!


A/B - Teste A/B

Um Teste A/B é o termo utilizado para uma estratégia de marketing que apresenta para o público versões diferentes de um conteúdo (website, blog, email, anúncios, etc) para testar qual versão tem melhor desempenho.

Um exemplo de Teste A/B é o envio de várias versões de um email com títulos diferentes com o objetivo de analisar qual versão do título resulta em uma maior abertura dos emails.

AI - Artificial Intelligence

AI, Artificial Intelligence ou Inteligência Artificial, é uma sigla utilizada para definir a simulação de inteligência através de algoritmos desenvolvidos para computadores, que processam grandes volumes de dados para identificar padrões e tendências e fazer previsões.

A sigla também é utilizada em Português, IA.

API - Application Programming Interface

API, Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicações, é uma sigla que define um conjunto de funções que permite a integração de dois ou mais sistemas para trocarem informações de maneira automática.

ARPA - Average Revenue Per Account

ARPA, Average Revenue Per Account ou Receita Média por Cliente, é uma métrica que define sua receita mensal por cliente.

Para calcular seu ARPA é bem fácil, é só usar a sua Receita Mensal (MRR) dividida pelo número de clientes ativos.

ARR - Annual Recurring Revenue

ARR, Annual Recurring Revenue ou Faturamento Recorrente Anual, é uma métrica utilizada para definir o faturamento recorrente anual de uma empresa baseado na sua receita (vendas novas) e nas perdas de receita (cancelamentos, devoluções, etc).

A previsão do ARR é calculada a partir da Receita Mensal (MRR).

B2B - Business to Business

B2B, Business to Business ou De Empresa Para Empresa, é um termo que define uma transação que ocorre entre duas (ou mais) empresas, sem outros agentes externos (por exemplo, pessoas físicas ou governo).

Um exemplo de negócio B2B é uma fábrica que vende seus produtos de limpeza para um comércio atacadista.

B2B2C - Business to Business to Consumer

B2B2C, Business to Business to Consumer ou De Empresa para Empresa para Consumidor, se refere a uma transação que ocorre entre uma empresa e o consumidor final através de outra empresa, um intermediador.

Um exemplo de transação B2B2C são os sites de Marketplace (canal de venda de terceiros) que te permitem comprar itens de diversas empresas que vendem produtos similares na mesma plataforma.

B2C - Business to Consumer

B2C, Business to Consumer ou De Empresa para o Consumidor, é um termo que define a uma transação entre uma empresa e um consumidor final.

Um exemplo de negócio B2C é uma padaria que vende seus produtos para a comunidade local.

B2G - Business to Government

B2G, Business to Government ou De Empresa para o Governo, é um termo que define a relação dos negócios entre uma empresa que presta seus serviços ou vende seus produtos diretamente para o Governo.

Um exemplo de negócio B2G é um município que através de licitação faz a contratação de materiais de escritório para seus órgãos públicos.

BD - Banco de Dados

BD, Banco de Dados, é uma estrutura digital de arquivos onde são armazenados os dados e informações de maneira organizada.

A sigla também é utilizada em sua versão em inglês, (DB).

BDR - Business Development Representative

BDR, o Business Development Representative ou Representante de Desenvolvimento de Negócios, é uma pessoa responsável pela criação de leads qualificados (potenciais novos clientes) com uma prospecção ativa através de campanhas de emails, ligações telefônicas, contatos em redes sociais, etc.

O BDR também pode ser responsável por descobrir novas oportunidades, segmentos e setores para prospecção de negócios.

BPF - Boas Práticas de Fabricação

BPF, Boas Práticas de Fabricação, se refere a uma série de regras e boas práticas que devem ser seguidas durante o processo de fabricação de um produto.

BI - Business Intelligence

BI, Business Intelligence ou Inteligência de Negócios, é uma sigla que define um conjunto de ferramentas e estratégias utilizadas para analisar dados próprios da sua empresa para entender melhor seus clientes, processos e produtos, e usar essa informação para reduzir custos e aumentar vendas e lucros.

BP - Business Plan

BP, Business Plan, é o Plano de Negócios da empresa que contém sua estratégia e dados administrativos e jurídicos, como por exemplo informações dos sócios, funcionários, pesquisa de mercado, descrição dos produtos e serviços prestados, informações dos bens, etc.

BPO - Business Process Outsourcing

BPO, Business Process Outsourcing ou Terceirização de Processos de Negócios se refere à prática de terceirizar alguma parte da operação da empresa.

Aqui no Brasil, o BPO mais comum é da parte financeira de uma empresa, geralmente contas a pagar e a receber.

C2C - Consumer to Consumer

C2C, Consumer to Consumer ou De Consumidor para Consumidor, é uma relação de negócios onde um consumidor vende um produto para outro consumidor final, normalmente através de um intermediador.

Um exemplo de transação C2C é uma compra realizada de um vendedor pessoa física em um marketplace como Mercado Livre.

CAC - Customer Acquisition Cost

CAC, Customer Acquisition Cost ou Custo de Aquisição de Cliente, é um indicador (KPI) que indica o valor gasto pela empresa para a aquisição de um cliente.

Este custo é calculado utilizando todo o valor gasto pela empresa nos esforços para atrair novos clientes dividido pelo número de novos clientes adquiridos.

Por exemplo, se sua empresa gastou R$400,00 em uma campanha de marketing e conseguiu 10 novos clientes, o seu CAC é de R$40,00 para cada novo cliente.

CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados

CAGED, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, é um sistema do governo federal que reúne informações sobre todas as contratações e demissões de trabalhadores no regime (CLT).

CAPEX - Capital Expenditure

CAPEX, Capital Expenditure ou Despesas de Capitais (ou ainda Investimentos em Bens de Capitais), é uma sigla que define todo o valor gasto em investimentos em equipamentos e instalações para melhoria da empresa, seus produtos e serviços.

Um exemplo de CAPEX são investimentos para compras de novos maquinários e construção de novos espaços físicos (fábricas, salas, depósitos, etc).

CCMEI - Certificado da Condição de Microempreendedor Individual

CCMEI, o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual, é um documento que certifica que um Microempreendedor Individual (MEI) está aberto e ativo com a Junta Comercial do seu Estado.

O CCMEI serve como alvará de funcionamento da empresa do MEI.

CCO - Chief Communications Officer

CCO, o Chief Communications Officer ou Diretor de Comunicações, é o cargo executivo responsável pelas relações da empresa com a imprensa, seus clientes e com a comunidade.

CDO - Chief Data Officer

CDO, Chief Data Officer ou Diretor de Dados, é o cargo executivo de uma empresa responsável por toda a estrutura de dados de uma empresa.

CEO - Chief Executive Officer

CEO, o Chief Executive Officer ou Diretor Executivo, é o cargo executivo mais alto de uma empresa e é responsável pela tomada de decisões organizacionais e estratégicas da empresa.

CFO - Chief Financial Officer

CFO, o Chief Financial Officer ou Diretor Financeiro, é o cargo executivo responsável pelo controle administrativo e financeiro da empresa.

CIO - Chief Information Officer

CIO, o Chief Information Officer ou Diretor de Informação, é o cargo executivo responsável pela área de informação e inteligência de uma empresa.

CLO, o Chief Legal Officer ou Diretor Jurídico, é o cargo executivo por toda a estrutura jurídica e legal da empresa.

CLT - Consolidação das Leis do Trabalho

A CLT, Consolidação das Leis do Trabalho, é uma legislação trabalhista que reúne as regras que guiam um vínculo empregatício entre funcionário e a empresa que ele trabalha.

CMO - Chief Marketing Officer

CMO, o Chief Marketing Officer ou Diretor de Marketing, é o cargo executivo responsável por toda a estratégia e execução dos esforços de marketing de uma empresa.

CMV - Custo Mercadoria Vendida

CMV, o Custo Mercadoria Vendida, é o valor final de todos os custos envolvidos na venda do seu produto, desde o custo de aquisição ou manufatura do produto até o transporte, armazenagem, manutenção, etc.

CNAE - Classificação Nacional de Atividades Econômicas

CNAE, a Classificação Nacional de Atividades Econômicas, é uma classificação de 1.332 atividades econômicas que qualquer empresa registrada no Brasil pode optar por exercer.

CNPJ - Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica

CNPJ, o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, é uma base da Receita Federal que centraliza informações de todas as empresas registradas no Brasil .

Também se refere a CNPJ o identificador único (número) de 14 dígitos que cada empresa registrada possui, semelhante ao número de CPF de pessoas físicas.

COFINS - Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social

COFINS, a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social, é um imposto federal calculado sobre a receita bruta de uma pessoa ou empresa que serve para financiar serviços do governo como a previdência pública e serviços de saúde

COO - Chief Operating Officer

COO, o Chief Operating Officer ou Diretor de Operações, é o cargo executivo responsável pelas operações das atividades principais da empresa.

CPA - Cost per Acquisition

CPA, Cost per Acquisition ou Custo por Aquisição, é uma métrica que define o valor gasto para a aquisição de um cliente em uma campanha de marketing.

Por exemplo, se você investiu R$1.000,00 em uma campanha de marketing e adquiriu 20 clientes, seu CPA é R$1.000,00 / 20 = R$50,00

CPC - Cost Per Click

CPC, o Cost Per Click ou Custo Por Clique, é uma métrica utilizada no marketing digital que identifica, em uma campanha de marketing pago, qual foi o seu custo para cada clique que um usuário fez em seu anúncio.

Por exemplo, se você investiu R$100,00 em uma campanha de marketing pago em uma rede social e os usuários clicaram 50 vezes no seu anúncio, o CPC foi de R$2,00.

CPF - Cadastro de Pessoa Física

CPF, o Cadastro de Pessoa Física, é um cadastro nacional da Receita Federal que serve para identificar todos os contribuintes brasileiros.

Também é chamado de CPF o código único de 11 dígitos que identifica cada brasileiro.

CPM - Cost per Mille

CPM, Cost per Mille ou Custo por Mil, é uma métrica que define o valor gasto em uma campanha de marketing para realizar mil impressões (distribuir mil vezes) o seu anúncio.

CPP - Contribuição Patronal Previdenciária

CPP, a Contribuição Patronal Previdenciária, é um imposto federal cobrado para financiar a Previdência Social.

CRM - Customer Relationship Manager

CRM, o Customer Relationship Manager ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, é a definição de um processo que organiza a gestão de informações dos seus leads e clientes com o objetivo de personalizar as interações, otimizar a rentabilidade e aumentar a eficiência da prospecção e vendas.

CS - Customer Success

CS, Customer Success ou Sucesso do Cliente, é uma sigla que pode se referir a várias coisas.

Quando se refere à área de CS de uma empresa, está se referindo à área que trabalha para que os clientes vejam cada vez mais valor no serviço ou produto da empresa.

Essa área define ações e processos para fidelizar os clientes, diminuir ao máximo o churn ou as devoluções de produtos. As ações da área de Customer Success geralmente são mais proativas que as da área de Suporte (ou “Customer Service”).

Quando se refere a um conceito mais amplo, CS é a mentalidade de gerar o máximo de valor para o cliente e fidelizar o cliente em relação a uma marca a ponto de ele se tornar propagador da marca.

CSLL - Contribuição Social sobre o Lucro Líquido

CSLL, Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, é um imposto federal cobrado de todas as Pessoas Jurídicas para fomentar os investimentos do governo em Seguridade Social (aposentadoria, desemprego, saúde, etc).

CTA - Call to Action

CTA, o Call to Action ou Chamada à Ação, é uma sigla que se refere a uma estratégia para fazer com que o seu usuário, visitante ou cliente execute uma ação.

Um exemplo comum de Chamada à Ação é você disponibilizar um formulário no seu website para que o visitante deixe seu email para receber informações e novidades sobre sua empresa.

CTO - Chief Technology Officer

CTO, o Chief Technology Officer ou Diretor de Tecnologia, é o cargo executivo responsável por toda a estrutura e estratégia de desenvolvimento de tecnologia dentro da empresa.

CTPS - Carteira de Trabalho e Previdência Social

A CTPS, Carteira de Trabalho e Previdência Social, é a famosa Carteira de Trabalho que registra o histórico empregatício de um trabalhador.

CTR - Click Through Rate

CTR, o Click Through Rate ou Taxa de Clique, é uma métrica utilizada no marketing digital que analisa o desempenho de engajamento da distribuição de conteúdo em uma campanha de marketing, seja ela um anúncio, um conteúdo, e-mail, etc.

Por exemplo, se o seu anúncio foi entregue para 1.000 pessoas e 50 delas clicaram nele, sua Taxa de Clique é 50 / 1.000 = 5%.

D2C - Direct to Consumer

D2C, Direct to Consumer ou Direto ao Consumidor, é uma relação de negócio onde o fabricante é o próprio fornecedor para o cliente final, sem um intermediário para realizar a transação.

Um exemplo de transação D2C é um fabricante de móveis que vende seus produtos diretamente para o cliente final através de preço especial de fábrica.

DARF - Documento de Arrecadação das Receitas Federais

DARF, o Documento de Arrecadação das Receitas Federais, é um documento emitido pela Receita Federal e pelo Ministério da Fazenda para realizar a cobrança dos impostos recolhidos por estes órgãos, como por exemplo o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).

DAS - Documento de Arrecadação do Simples Nacional

DAS, o Documento de Arrecadação do Simples Nacional, é uma guia que unifica os impostos que devem ser pagos por empresas que aderiram ao Simples Nacional.

DASN-SIMEI - Declaração Anual do Simples Nacional do MEI

DASN-SIMEI, a Declaração Anual do Simples Nacional do Microempreendedor Individual (MEI), é uma declaração que todo MEI deve entregar anualmente à Receita Federal onde ele informa seu faturamento do ano anterior.

DB - Database

DB, Database ou Banco de Dados, é uma estrutura digital de arquivos onde são armazenados os dados e informações de maneira organizada.

A sigla também é utilizada em sua versão em Português, BD.

DFC - Demonstrativo de Fluxo de Caixa

DFC, o Demonstrativo de Fluxo de Caixa, é um relatório financeiro e contábil que mostra todas as entradas (receitas) e saídas (despesas) de uma empresa em um determinado período de tempo.

DIRPF - Declaração Anual de Imposto de Renda Pessoa Física

A DIRPF, Declaração Anual de Imposto de Renda Pessoa Física, é uma declaração que todo contribuinte deve preencher e entregar para Receita Federal todos os anos informando seu patrimônio, investimentos, participações, lucros e despesas.

DRE - Demonstração de Resultado de Exercício

A DRE, Demonstração de Resultado de Exercício, é um documento criado e assinado por um contador que descreve em detalhes as operações financeiras de uma empresa, indicando o seu desempenho e se está gerando lucro ou prejuízo.

EBITDA - Earnings Before Interest, Tax, Depreciation and Amortization

EBITDA, Earnings Before Interest, Tax, Depreciation and Amortization ou Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização, é uma métrica que indica a receita gerada pela empresa antes dos abatimentos de impostos e efeitos financeiros.

A sigla também é utilizada em Português, LAJIDA.

EIRELI - Empresa Individual de Responsabilidade Limitada

EIRELI, uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, é uma categoria de Natureza Jurídica que empresa de um único sócio mas que possui uma regra que o capital social da empresa deve ser no mínimo 100 vezes um salário mínimo.

Esta configuração traz a vantagem que permite ao empresário separar o patrimônio pessoal do empresarial, preservando seu patrimônio pessoal em caso de contrair dívidas.

EPP - Empresa de Pequeno Porte

EPP, a Empresa de Pequeno Porte, é uma categoria de Porte de uma empresa que fatura entre R$360.000 e R$4.800.000,00 por ano.

Nesta categoria, existem duas divisões que limitam o número de funcionários baseadas na atividade da empresa.

  • EPP que atua no Comércio pode ter até 49 funcionários
  • EPP que atua na Indústria pode ter até 99 funcionários

ERP - Enterprise Resource Planning

ERP, Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos da Empresa, é um sistema de gestão empresarial que une o controle e fluxo de atividades e informações de diversos setores da empresa em um único lugar.

FAQ - Frequently Asked Questions

FAQ, Frequently Asked Questions ou Perguntas Mais Frequentes, é uma seção utilizada em websites, blogs e lojas virtuais, que reúne respostas para as dúvidas mais frequentes para ajudar o cliente com autoatendimento.

FGTS - Fundo de Garantia do Tempo de Serviço

FGTS, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, é uma conta aberta pela empresa em nome de cada funcionário registrado no regime CLT onde é depositada uma parcela do salário todos os meses para proteger o funcionário em caso de demissão sem justa causa.

GM - Gross Margin

GM, Gross Margin ou Margem Bruta, é uma métrica que indica a margem bruta da empresa em um percentual do faturamento total.

O cálculo é simples:

GM = Lucro Bruto / Receita Total x 100

Por exemplo, o lucro da sua empresa no último mês foi de R$7.000,00 e a receita total foi de 20.000,00.

Logo, GM = R$7.000,00 / R$20.000,00 x 100 = 35%

GMV - Gross Merchandise Volume

GMV, Gross Merchandise Volume ou Volume Bruto de Mercadorias, é o volume financeiro total de produtos dentro de uma plataforma digital, por exemplo um e-commerce.

GPS - Guia da Previdência Social

GPS, a Guia da Previdência Social, é um documento emitido pela Receita Federal para recolher impostos e contribuições sociais.

GR - Growth Rate

GR, Growth Rate ou Taxa de Crescimento, é uma métrica que indica o crescimento da empresa durante o período de interesse.

O cálculo é simples, você pode calcular a Taxa de Crescimento do faturamento da seguinte maneira:

GR = (Faturamento Mês Atual - Faturamento Mês Anterior ) / Faturamento Mês Atual

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é um órgão do governo vinculado ao Ministério da Economia e é responsável por coletar, processar e publicar informações estatísticas sobre o país através de dezenas de campanhas de pesquisa e coleta de dados.

ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços

ICMS, o Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação, é um imposto coletado na venda de produtos e serviços entre cidades, estados ou de pessoas jurídicas para pessoas físicas.

O dinheiro recolhido com este imposto é utilizado por cada estado para cobrir a máquina pública, seus gastos e investimentos, como por exemplo obras de infraestrutura, saúde pública, etc.

ICP - Ideal Customer Profile

ICP, Ideal Customer Profile ou Perfil de Cliente Ideal, é uma estratégia de pesquisa para identificar o perfil do seu cliente ideal.

Para chegar neste perfil ideal é preciso entender muito bem seu mercado, seu público-alvo, como ele se comporta, quais são suas características pessoais, interesses, etc, para que você possa criar a melhor estratégia de abordagem e comunicação para ter sucesso na venda do seu produto ou serviço.

IGPM - Índice Geral de Preços Mercado

IGPM, ou o Índice Geral de Preços Mercado, é um índice mensal que mede a variação média de preços para reajustes de valores acordados em contratos, como por exemplo aluguéis, energia elétrica, telefone, etc.

INSS - Instituto Nacional do Seguro Social

INSS, o Instituto Nacional do Seguro Social, é um órgão do Governo Federal responsável pela gestão e pagamento dos benefícios dos trabalhos brasileiros, incluindo a aposentadoria.

IOT - Internet of Things

IOT, Internet of Things ou Internet das Coisas, é um termo utilizado para identificar dispositivos eletrônicos que estão conectados entre si e compartilham informações através de uma rede (internet, bluetooth, radiofrequência, etc).

IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados

IPI, o Imposto sobre Produtos Industrializados, é um imposto federal recolhido em todos os produtos (nacionais e internacionais) que passaram por processo de industrialização.

IRPF - Imposto de Renda Pessoa Física

IRPF, o Imposto de Renda Pessoa Física, é um imposto federal cobrado anualmente a toda pessoa física sobre os seus rendimentos (salário, benefícios, remuneração por serviços prestados, ganhos de capital, juros, etc).

IRPJ - Imposto de Renda Pessoa Jurídica

O IRPJ, Imposto de Renda Pessoa Jurídica, é um imposto federal cobrado a toda pessoa jurídica sobre os seus rendimentos e deve ser entregue trimestralmente ou anualmente à Receita Federal, dependendo do regime tributário da empresa.

ISS - Imposto Sobre Serviços

ISS, o Imposto Sobre Serviços, é um tributo municipal cobrado pela prestação de serviços realizados por empresas.

Esse tributo também é conhecido como ISSQN, Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza.

ISSQN - Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza

ISSQN, o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, é um tributo municipal cobrado sobre a prestação de serviços realizados por empresas.

Esse tributo também é conhecido como ISS, Imposto Sobre Serviços.

IT - Information Technology

IT, Information Technology ou Tecnologia da Informação, é uma sigla que define os processos e recursos de tecnologia necessários para o processamento de informações através do uso de software, hardware e tecnologias de comunicação.

A sigla também é utilizada em português, TI.

JV - Joint Venture

JV, Joint Venture ou União com Risco, é uma parceria criada através da sociedade de duas ou mais entidades (pessoas ou empresas) que se unem para um objetivo em comum.

Uma JV normalmente é criada quando existe um benefício operacional e fiscal de duas ou mais entidades se juntarem para a execução de um serviço ou produto para um fim específico, normalmente em um contrato de tempo pré-determinado.

KPI - Key Performance Indicators

KPI, Key Performance Indicators ou Indicadores-Chave de Performance, é uma sigla utilizada para definir quais são os principais indicadores do desempenho de um negócio.

Alguns exemplos de KPI são o CAC, LTV, taxa de conversão, receita total, ticket médio, tráfego, etc.

LCR - Lead Conversion Rate

LCR, Lead Conversion Rate ou Taxa de Conversão de Lead, é uma métrica que define a taxa de conversão dos seus leads em clientes.

O cálculo do LCR é simples, você divide o número de novos clientes no período pelo número de leads criados no mesmo período.

Por exemplo, em uma campanha de marketing que durou um mês você conseguiu 500 leads e converteu 50 em clientes, logo seu LCR é 50 / 500 = 10%.

LDR - List Development Representative

LDR, o List Development Representative ou Representante de Desenvolvimento de Listas, é um profissional responsável por criar e compilar listas de leads (potenciais clientes) para prospecção.

LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados

LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados, é uma lei que entrou em vigor em 2020 e estabelece regras sobre a coleta, armazenamento, processamento e utilização de dados pessoais.

A lei possui previsões de penalidades para as empresas que não tomarem as devidas atitudes com relação à integridade, segurança e privacidade dos dados.

LTDA - Limitada

LTDA é uma abreviação de Limitada, relacionada a um tipo de Natureza Jurídica onde a sociedade tem sócios que investem no capital social da empresa, que é o valor que limita a responsabilidade da empresa com seus credores.

LTV - Lifetime Value

LTV, o Lifetime Value ou Valor de Tempo de Vida, é um indicador (KPI) muito utilizado para informar o valor esperado que um cliente traga para a sua empresa durante o tempo do relacionamento.

O LTV é o custo do produto ou serviço (ticket médio) multiplicado pela duração do relacionamento.

Por exemplo, se o seu cliente compra um curso de 12 meses com uma mensalidade de R$100, o LTV é R$100/mês * 12 meses = R$1.200,00.

LVR - Lead Velocity Rate

LVR, Lead Velocity Rate ou Taxa de Velocidade do Lead, é uma métrica que identifica a velocidade de geração de leads em sua empresa.

O cálculo é bem simples. Você vai usar o número de leads gerados no mês atual e no mês anterior na seguinte fórmula:

LVR = ( Leads Mês Atual - Leads Mês Passado ) / Leads Mês Atual

Por exemplo, no mês passado sua equipe gerou 150 leads e no mês atual gerou 200 leads.

Logo, seu LVR é ( 200 - 150 ) / 200 = 25%.

M&A - Mergers and Acquisitions

M&A, Mergers and Acquisitions ou Fusões e Aquisições, é uma sigla utilizada para definir uma estratégia corporativa onde uma empresa adquire, vende ou se funde com outra empresa, para otimizar seus custos, operações, lucros e aumentar sua participação de mercado.

ME - Microempresa

ME, uma Microempresa, é uma classificação de Porte para uma empresa que fatura até R$360.000,00 por ano e tem até 19 funcionários.

MEI - Microempreendedor Individual

MEI, o Microempreendedor Individual, é uma categoria de profissional autônomo ou microempresário que não pode possuir sócios, não pode ser sócio de outra empresa, pode ter no máximo um funcionário e faturar até R$81.000,00 por ano.

Virar MEI é muito fácil e possui uma série de benefícios que estão revolucionando o Brasil. Já são mais de 10 milhões ativos!

MoM - Month Over Month

MoM, Month Over Month ou Mês após Mês, é uma análise de uma variável ao passar dos meses.

Por exemplo, um crescimento de faturamento 10% MoM indica que o faturamento vem crescendo 10% mês após mês.

MQL - Marketing Qualified Lead

MQL, Marketing Qualified Lead ou Lead Qualificado pelo Marketing, é um potencial cliente que já foi contatado pela equipe de marketing e demonstrou interesse ou necessidade no produto ou serviço.

MRR - Monthly Recurring Revenue

MRR, Monthly Recurring Revenue ou Faturamento Recorrente Mensal, é uma métrica (KPI) utilizada para definir o faturamento recorrente mensal de uma empresa baseado na sua receita (vendas novas) e nas perdas de receita (cancelamentos, devoluções, etc).

O MRR é utilizado para calcular o Faturamento Anual (ARR).

MVP - Minimum Viable Product

MVP, o Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável, é um conceito que define a versão mais simples de um produto que pode ser construída mas que ainda atenda o objetivo do produto final e as dores do cliente.

O objetivo do MVP é economizar tempo e dinheiro no processo de desenvolvimento para levar as principais funcionalidades do produto para o mercado o mais rápido possível para testar seu encaixe com o público alvo e a viabilidade do produto.

NDA - Non Disclosure Agreement

NDA, o Non Disclosure Agreement ou Acordo de Não Divulgação, é o termo usado para um documento de confidencialidade assinado pelas partes envolvidas em alguma negociação para assegurar que nenhuma parte fale publicamente sobre o negócio.

Este tipo de acordo normalmente é formalizado quando um funcionário está prestes a ser exposto a alguma informação de segredo industrial ou propriedade intelectual que não pode ser divulgado, ou quando empresas estão em negociações para uma aquisição ou fusão.

NF-E - Nota Fiscal Eletrônica

NF-E, a Nota Fiscal Eletrônica, é a versão eletrônica da nota fiscal que é emitida e impressa no momento da venda de um produto ou serviço.

NIS - Número de Inscrição Social

NIS, o Número de Inscrição Social, é um identificador único que permite o cidadão consultar o saldo do seu FGTS.

O NIS também é conhecido como NIT.

NIT - Número de Identificação do Trabalhador

NIT, o Número de Identificação do Trabalhador, é um identificador único que permite que o cidadão consulte o saldo do seu FGTS.

É o mesmo número do NIS.

NPS - Net Promoter Score

O NPS, Net Promoter Score, é uma métrica que mede o nível de satisfação dos clientes com a sua empresa.

Baseado nos resultados da pesquisa, seus clientes são divididos em 3 categorias:

  • Promotores: Esses são clientes muito satisfeitos com sua empresa e que servirão de embaixadores, divulgando sua marca e produto para outras pessoas
  • Neutros: Esses clientes têm uma relação estável com sua empresa, sem experiências negativas ou positivas
  • Detratores: Esses clientes tiveram uma má experiência com sua empresa e não irão recomendar ela para outras pessoas

No fim, o cálculo do NPS é simples: % Promotores - % Detratores

OPEX - Operational Expenditure

OPEX, Operational Expenditure ou Despesas Operacionais, é uma sigla que define todo o valor gasto em investimentos para manter, e melhorar, as operações da empresa.

Um exemplo de OPEX são os gastos recorrentes da empresa como por exemplo salários, tributos e impostos, marketing, combustível, água, energia, gás, internet, telefone, etc.

P&D - Pesquisa e Desenvolvimento

P&D, Pesquisa e Desenvolvimento, é uma sigla utilizada para descrever um esforço, ou um departamento dentro de uma empresa, focado em pesquisas para desenvolvimento de novos produtos e tecnologia.

Também é muito utilizado em sua versão em inglês R&D.

PASEP - Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público

PASEP, o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, é uma contribuição tributária paga pelas empresas destinada aos funcionários do setor privado para financiar despesas como seguro-desemprego e FGTS, entre outros.

PDV - Ponto de Venda

PDV é uma sigla para Ponto de Venda, o local onde um produto é vendido para o público.

PE - Private Equity

PE, Private Equity ou Capital Privado, é uma modalidade de investimento realizado em empresas grandes e maduras, que já estão estabelecidas no mercado e precisam de injeção de capital. Esta modalidade normalmente acontece depois dos investimentos de Venture Capital (VC).

PF - Pessoa Física

PF, Pessoa Física, é uma sigla utilizada para se referir a um cidadão natural (como eu e você), que possui deveres e obrigações na sociedade.

O contrário de Pessoa Física é a Pessoa Jurídica (PJ).

PGMEI - Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual

PGMEI, o Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual, é uma ferramenta da Receita Federal para o Microempreendedor Individual emitir o boleto do DAS.

PIB - Produto Interno Bruto

PIB, o Produto Interno Bruto, é um indicador econômico que representa a soma de todos os bens e serviços produzidos em uma região durante um determinado período. Ao acompanhar o valor do PIB durante o tempo é possível identificar tendências sobre o crescimento, ou contração, da riqueza sendo criada.

PIS - Programa de Integração Social

O PIS, Programa de Integração Social, é uma contribuição tributária paga pelas empresas destinada aos funcionários do setor privado para cobrir despesas como seguro-desemprego e FGTS.

PJ - Pessoa Jurídica

PJ, Pessoa Jurídica, é uma sigla utilizada para se referir a uma entidade jurídica e administrativa criada para uma finalidade.

Um exemplo de Pessoa Jurídica é qualquer empresa registrada na Receita Federal que possua um CNPJ.

O oposto de Pessoa Jurídica é a Pessoa Física (PF).

PME - Pequena e Média Empresa

PME, Pequena e Média Empresa, é uma sigla utilizada para descrever empresas enquadradas na categoria de Porte de Pequena e Média Empresa baseadas em sua faixa de faturamento e número de funcionários.

PMF - Product Market Fit

PMF, Product Market Fit ou Produto Adequado para o Mercado, é um método de desenvolvimento de novos produtos que busca levar rapidamente uma versão básica do produto para descobrir exatamente qual o público alvo e o que gera mais valor para ele.

Isso acontece através de iterações rápidas na busca do melhor encaixe do produto no mercado.

PoC - Proof of Concept

PoC, Proof of Concept ou Prova de Conceito, é o escopo mínimo de um produto ou projeto que pode ser feito para comprovar uma determinada premissa.

Geralmente é feita uma Prova de Conceito para validar uma premissa e depois essa prova de conceito pode ser jogada fora, ou até expandida até se tornar um produto ou processo completo.

Provas de conceito são ótimas formas de fazer um teste pequeno e rápido para diminuir o risco de um projeto maior.

PR - Press Release

PR, Press Release ou Comunicado de Imprensa, é uma ferramenta utilizada pela assessoria de imprensa para fazer um anúncio público sobre um novo produto, serviço ou empresa.

R&D - Research and Development

R&D, Research and Development ou Pesquisa e Desenvolvimento, é uma sigla utilizada para descrever um esforço, ou um departamento dentro de uma empresa, focado em pesquisas para desenvolvimento de novos produtos e tecnologia.

Também é muito utilizado em sua versão em português P&D.

RAIS - Relação Anual de Informações Sociais

RAIS, a Relação Anual de Informações Sociais, é um sistema do governo de coleta de dados trabalhistas para estudos estatísticos sobre o mercado de trabalho. Com estes dados é possível analisar por setor da economia a quantidade de empregos formais, contratações e demissões, novas funções criadas.

RH - Recursos Humanos

RH, Recursos Humanos, é uma sigla que define a divisão de uma empresa responsável pela gestão estratégica de recrutamento e desenvolvimento pessoal e profissional dos seus funcionários e colaboradores.

RI - Relações com Investidores

RI, Relações com Investidores, é um departamento de empresas de capital aberto (negociadas na bolsa de valores) que é responsável por emitir comunicados de fatos relevantes aos investidores.

ROI - Return On Investment

ROI, o Return on Investment ou Retorno no Investimento, é uma métrica que define o retorno financeiro obtido em um investimento.

Por exemplo, se você investiu R$1.000,00 em uma campanha de marketing que resultou R$1.500,00 em novas vendas, o seu ROI é R$500,00, ou 50%.

SA - Sociedade Anônima

SA, a Sociedade Anônima, é uma categoria de Natureza Jurídica na qual o capital social não está dividido em cotas entre os sócios, mas sim entre ações. Este formato permite a livre transação de ações entre acionistas.

Esta natureza jurídica é muito comum em grandes empresas e nas empresas de capital aberto negociadas em bolsas de valores.

SAAS - Software as a Service

SaaS, Software as a Service ou Software como Serviço, é um termo utilizado para definir um serviço oferecido em formato de programa através da internet.

Um exemplo de empresa SaaS é a Atmosphere com sua plataforma de inteligência de mercado.

SAL - Sales Accepted Lead

SAL, Sales Accepted Lead ou Lead Aceito para Vendas, são potenciais clientes que já foram aquecidos pelo marketing (MQL) e demonstraram que têm o interesse no produto ou serviço para se tornarem clientes.

SDR - Sales Development Representative

SDR, Sales Development Representative ou Representante de Desenvolvimento de Vendas, é um profissional responsável por entrar em contato com os leads (potenciais clientes) criados pela equipe de marketing para identificar as necessidades e interesses do lead.

Após qualificar o lead, o SDR encaminha o contato para um vendedor que trabalhará para finalizar o negócio.

SEO - Search Engine Optimization

SEO, Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca, se refere a um conjunto de técnicas de otimização da estrutura dos conteúdos de um website ou blog para que o público encontre mais facilmente o seu conteúdo nos mecanismos de busca como Google e Bing.

SEM - Search Engine Marketing

SEM, Search Engine Marketing ou Marketing de Ferramentas de Busca, é uma sigla que se refere a um conjunto de técnicas de marketing para distribuição de conteúdo (blog, website, produto, etc) nas ferramentas de busca online como Google, Bing, Yahoo, etc.

SLA - Service Level Agreement

SLA, Service Level Agreement ou Acordo de Nível de Serviço, é um documento que especifica, em detalhes e de maneira clara e objetiva todos os serviços que serão prestados pelo contratante durante a vigência do contrato.

Este documento inclui todos os termos do compromisso, metas, entregáveis, prazos contratuais, suporte técnico, entre outras obrigações.

Esta sigla também é utilizada em Português, ANS.

SQL - Sales Qualified Lead

SQL, Sales Qualified Lead ou Lead Qualificado para Vendas, é um potencial cliente que já demonstrou interesse no produto ou serviço em um contato anterior do marketing (MQL) e agora está aquecido para negociar e concretizar o negócio.

SWOT - Strength, Weaknesses, Opportunities and Threats

SWOT, Strength, Weaknesses, Opportunities and Threats ou Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, é uma metodologia de gestão utilizada para posicionar o ambiente interno e externo da empresa, expondo os principais pontos que a empresa deve focar seus esforços para agir nas oportunidades e se defender das ameaças e problemas.

TAM - Total Addressable Market

TAM, Total Addressable Market ou Mercado Total Endereçável, é uma métrica que indica o tamanho da demanda total do mercado por um produto ou serviço, ou seja, qual o tamanho do mercado que pode ser conquistado.

TCO - Total Cost of Ownership

TCO, Total Cost of Ownership ou Custo Total da Posse, é uma métrica que estima o custo total e final (somando todos os custos diretos e indiretos) relacionados à aquisição de um programa (software) ou equipamento (hardware).

TI - Tecnologia da Informação

TI, Tecnologia da Informação, é uma sigla que define os processos e recursos de tecnologia necessários para o processamento de informações através do uso de software, hardware e tecnologias de comunicação.

A sigla também é utilizada em inglês, IT.

UI - User Interface

UI, User Interface ou Interface do Usuário, é um termo que define como um usuário interage com um website, aplicativo, programa, dispositivo ou objeto.

UX - User Experience

UX, User Experience ou Experiência do Usuário, é um termo que define a criação e otimização de uma experiência agradável e efetiva do usuário com um website/aplicativo/programa, com o objetivo de tornar a interação efetiva e eficiente.

VC - Venture Capital

VC, Venture Capital ou Capital de Risco, é uma modalidade de investimentos de alto risco feita por investidores que buscam retornos acima da média em empresas com um alto potencial de crescimento.

YTD - Year to Date

YTD, Year to Date ou Ano Atual Até o Momento, é um comparativo temporal de qualquer variável acumulada do início do ano atual é o presente momento.

Por exemplo, um faturamento de R$85.000,00 YTD se refere ao faturamento acumulado desde o primeiro dia do ano até a data de hoje.

YoY - Year over Year

YoY, Year over Year ou Ano após Ano, é um comparativo temporal de qualquer variável comparada ao último ano.

Por exemplo, um crescimento de faturamento de 30% YOY indica que o faturamento está 30% acima do faturamento do último ano.

Conclusão

O nosso mundo do empreendedorismo é cheio de siglas em português e inglês sobre tecnologia, contabilidade, finanças, investimentos, marketing, impostos e outras coisas.

Nesse post eu expliquei de um jeito bem fácil 131 siglas que anotei durante cinco dias prestando atenção em todas as siglas que falaram aqui na empresa.

E essa lista só continua aumentando!

Se você tiver alguma dúvida, ou lembrar de uma sigla que não está na lista, me fala aqui embaixo nos comentários que eu adiciono rapidinho.

Mas agora que você já aprendeu tudo sobre as siglas que estão o tempo todo ao redor da gente, tem mais uma coisa que você pode descobrir..

Novas oportunidades de negócio!

O nosso programa de inteligência de mercado, com todas as informações das mais de 46 milhões de empresas registradas no Brasil, já está pronto!

O programa é muito simples e rápido de usar, você vai descobrir tudo sobre seus clientes e concorrentes com poucos cliques, em 2 minutos.

Eu tenho certeza que ele vai ser um divisor de águas na sua empresa e vai te ajudar a vender e lucrar muito mais.

E se você quiser ficar por dentro das melhores análises sobre o empreendedorismo no Brasil, deixa seu email aqui que eu vou te mandar conteúdos muito valiosos.

Antes da gente terminar por aqui eu separei três posts que acho que você vai gostar muito de ver. Tem informações muito poderosas e análises exclusivas que você não pode ficar de fora.

Abraço,

Fred

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Fred Estante

Fred Estante

Co-Fundador e CEO da Atmosphere

Engenheiro Físico formado pela Embry-Riddle e Mestre em Engenharia Aeroespacial pela University of Colorado Boulder.

Fred é fascinado por empreendedorismo, big data, ciência, astronomia e mapas históricos. E também é o Fã #1 de De Volta Para o Futuro.